A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla.

David Hume

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Unhas fracas... como podemos resolver...

As unhas, que tanto gostamos de barrar com aquelas coisinhas coloridas, são parte do nosso organismo e sofrem agressões externas e internas... tal como qualquer parte do corpo. São compostas por queratina e o stress, as lavagens frequentes, a exposição a climas muito secos ou a ambientes com ar condicionado podem torná-las fracas e quebradiças, assim como várias outras doenças que as atingem, mas de que não trataremos agora...
Gostava agora de fazer uma pequena dissertação de como poderemos contornar o problema... não que eu seja grande exemplo...
  1. Começar o tratamento a partir de dentro, ou seja: xuxus, há que ter uma alimentação saudável.... por questões de saúde "interna", pela cútis, pelo cabelo e pelas unhas... ora para as estas ditas cujas, os melhores alimentos são os ricos em Vitamina A, alimentos de origem vegetal e animal, tais como: leite e derivados; gemas de ovos; fígado (umas iscas caem sempre bem); a bela da sardinha; pêssego; melão; cenoura; brócolos; tomate; espinafres; couves; abóboras.... São a forma mais natural de ajudar a unha no seu crescimento e a fortalecer. (PS: falando da alimentação, pintas brancas nas unhas??? falta de cálcio e zinco, xuxus)
  2. Hidratar!!!!!!!!!!!!!!!!! Tal como o cabelo, as unhas também precisam de ser hidratadas e para isso, um bom creme de mãos ajuda horrores... Mas lembrem-se que têm de o usar, se ele ficar no armário só poderá ajudar ao sentimento de culpa quando o formos deitar fora por estar fora de prazo. Sempre que lavam as mãos, por exemplo, sequem-nas bem e apliquem o hidratante; a Yves Rocher tem um fantástico, com aplicador como os sabonetes líquidos e dá imenso jeito, ao lado do lavatório: lavou?? hidratou...
  3. Falando de lavagem: usem um bom sabonete, nada de coisas rascas, adoror o dove com amêndoas doces. E por favor!!! não deixem restos de sabão nas lindinhas, é péssimo!
  4. Ainda no tema das lavagens eu, pecadora, me confesso! Não sou capaz de usar luvas para nada, mas se tiverem de lavar uma loicinha, limpar os wcs (blarghhh) e afins, é boa ideia usar umas luvinhas, nem que sejam das cirurgicas. 
  5. Ok, agora a sério... eu adoro pintar as unhas, mas na realidade, temos de ter certos cuidados... idas à manicure todas as semanas??? passamos a ir de 15 em 15 dias, tentando evitar que nos ponham químicos e mais químicos. Em casa? PROIBIDÉRRIMO usar acetona!! usem removedor de verniz sem a dita, e moderadamente, o que nos leva à questão de que, ao que parece, também é boa ideia deixar as nossas lindinhas sem vernis de quando em vez, de forma a poderem respirar.
  6. Cortar as unhas: não totalmente quadradas, é receita para desastre, arredondem sempre nos cantos e POR FAVOR, tentem tê-las sempre proporcionais entre elas... além de ficar feio, não ajuda a resolver o nosso problema
  7. Cutículas: sempre ouvi dizer que não se devem cortar, mas sim empurrar!! O melhor seria 1 vez por mês ir visitar a manicure mas, caso não possam, não queiram, não vos apeteça, empurrem, tirem os excessos ou usem o removedor de cutículas da Avon, que é 1 must!
  8. Receitinhas caseiras!!!!                                                                                                         
  • óleo de amêndoas doces!! adoro! aplico de 2 em 2 dias e além de fortalecer, hidrata
  • óleo de argão com sumo de limão (esta ainda tenho de tentar)
  • azeite amornado e meter lá as cabecitas dos dedos (usei algum tempo, mas como não gosto de coisas gordurosas, não deu pra perceber se funciona ou não)
  • gelatina!! não engorda, é óptima para o cabelo e para as unhas...
Portanto xuxus, cuidem das vossas mãos, das vossas unhitas, apliquem também um fortalecedor como o
verniz risqué niasi base fortalecedora tratamento com óleo de girassol, ou a base anti-quebra da Yves Rocher, a qual também tem um bálsamo de cuidado endurecedor e unhas fortificadas.
Caso não vejam grandes melhoras, o melhor mesmo é consultar 1 dermatologista que vos indicará comprimidos, ampolas ou xaropes indicados.
A seu tempo farei reviews de alguns dos produtos que menciono.
Gostaram???? Logo há mais...
Beijocaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito sucesso para o teu recente blog ;)
Bisou! xx

Cherry Blossoms disse...

obrigada xuxu!!
beijocas
Cherry